quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Top 10 álbuns de 2010

Só foi no final de quando estava fazendo esta lista que reparei a agradável peculiariedade de todos os álbuns serem de artistas brasileiros (sobretudo brasileiras).. surpreso, achei que havia esquecido completamente de incluir os gringos; mas depois de consultar o last.fm, comprovei que dos trabalhos daquele ano realmente os nacionais preponderam nas coisas que escutei. Muito porque recentemente, no campo internacional, fiquei restrito à revisão de coisas mais antigas, como Koola Lobitos (primeira banda do Fela Kuti), Anita O´Day e o sensacional Raising Sand de Robert Plant & Alison Krauss, eis porque eu talvez tenha negligenciado – confesso – lançamentos teoricamente relevantes (a mim, digo) de 2010, principalmente o falado The Suburbs de Arcade Fire e The Drums de The Drums. Enfim, desculpas à parte, o importante é que a MPB nova geração está dominando, finalmente, o mercado fonográfico (ou não) (eu acho), digamos só então que está ganhando cada vez mais seu merecido espaço (o meu, pelo menos), o que fica claro no Top 2011 por vir. Sem mais enrolação, a lista dos 10 melhores álbuns de 2010 que ouvi: 
10
Escucha: #4 – Dons ton lle
#6 – Não tema
#9 – Flor vermelha
9
Escucha: #3 - Rinha (já ouviu falar?)
#6 - Então toma
#8 - Rua Augusta
8
Escucha: #2 - Por Aí
#3 - Embrace My Heart And Atay
#6 - Drop The Bombs
7
Escucha: #6 - 1:54
#5 - É só uma impressão, meu bem
#10 - Por certa vez
[Adendo: recomendação de Laís Vinhas] #11 - A gente ainda pode ir pro bar (música que como ela mesmo disse "é uma das que mais gosto de ouvir no carro.. hihihi")

6
Escucha: #1 – Efêmera
#4 – Pedrinho
#7 – Brocal Dourado
[Adendo: recomendações de Laís Vinhas] #9 - Às vezes e #11 Só sei dançar com você
5
Escucha: #1 – Não consigo
#2 – Me sara
#6 – Aquele cara
4
Escucha: #1 – Não se vá
#3 – Forasteiro
#6 – Fuga nº1
3
Escucha: #3 – Prédio
#4 – Maria Augusta
#7 – Nescafé
2
Escucha: #2 – Fiu Fiu
#5 Vê se fica bem
#7 – As palavras
[Adendo: recomendação de Laís Vinhas] #8 - Bicicletas, bolos e outras alegrias
1
Escucha: #6 – Pra sonhar
#10 – Tempestade
#13 – Feito pra acabar
## – Todas
Quase entraram (menção honrosa):
Eu Menti Pra Você - Karina Buhr
Estática - Marcos Valle
Diminuto - Carlinhos Brown
Do Amor - Do Amor
Marina de La Riva Ao Vivo - Marina de La Riva

4 comentários:

  1. É noiz!
    Mas essa Da Mata... hum... sei não.

    Coincidência ou não, venho ao blog no dia do novo post!
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Honey Pie1:11 AM

    É nóis na rua, Nau.. (no encarte do CD que Gleyson, tiete de Emicida, conseguiu pegar no show, vem até ensinando como fazer o dedinho que representa o "é nóis". Eu já aprendi.)

    Mas sim, coração, tinha que ter a indicação de mais de três faixas para escuchar, poxa.. no de Tulipa eu colocaria "Às vezes" e a linda "Só sei dançar com você", que eu tanto pensava que era de Tiê enquanto na verdade é de Tulipa. No de Vanessa eu colocaria a própria "Bolos, bicicletas e outras alegrias". E "A gente ainda pode ir pro bar", de Facas Voadoras.. é uma das que mais gosto de ouvir no carro.. hihihi O de Marcos Valle é todo bom, tinha que tá no lugar do de Emicida, viu......
    Em 2011 não pode deixar de fora os lindos dessa "nova geração MPB", Tiê, Camelo e Mallu.

    De todo modo, ótima lista, adorei.

    Beijoca :**:

    ResponderExcluir
  3. É "a rua é noiz", coração! Hahahaha.. Boas recomendações, coloquei todas no post.

    Obrigado, Laís e Nau, pelos comentários.. +)

    ResponderExcluir
  4. Laís9:41 PM

    "A rua é nóis" já seria feio. "A rua é noiz" é ainda pior!! Hehehehe
    Gostei dos adendos, s2. :)

    ResponderExcluir

Comentai